aromaterapia para dor de cabeca
24 out

A dor de cabeça é algo que atrapalha milhões de pessoas e segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC), 72% dos brasileiros possuem algum tipo de dor de cabeça, sendo que as crises são mais comuns nas mulheres.

Existem mais de 200 tipos de dores de cabeça. As principais são: Enxaqueca, Cefaleia em Salvas e Cefaleia Tensional. Como identificar?

  • Enxaqueca: a dor ocorre apenas de um lado da face. É considerada uma dor forte e latejante. As crises podem durar até 72horas. Pessoas que sofrem com enxaqueca possuem aversão a sons, odores e a luz durante os episódios de dor.
  • Cefaleia em Salvas: é uma dor unilateral e também ao redor dos olhos. A dor é intensa e as crises podem levar de 15 a 180 minutos. Pacientes em crise podem apresentar vermelhidão nos olhos, lacrimejamento, congestão nasal e queda da pálpebra do lado da dor. Além disso a pessoa pode ficar mais agitada e inquieta.
  • Cefaleia Tensional: a dor é considerada de leve a moderada. É o tipo mais comum apresentado pela população. A dor ocorre no alto da cabeça e na testa. Pode ser considerada crônica quando apresentada em mais de 15 dias ao mês.

Existem alguns fatores que podem desencadear as dores de cabeça. Esses fatores são chamados de “gatilhos” que podem ser: dormir pouco ou dormir muito, estresse, longos períodos em jejum, períodos menstruais, alimentação irregular, má postura, sentimentos de raiva ou angustia reprimidos, aromas, luzes fortes, preocupações, irritabilidade, entre outros.

A Aromaterapia é considerada uma ótima alternativa como tratamento complementar para pessoas que sofrem com as dores de cabeça. E pode ajudar aliviar as dores e a gravidade das crises. Para isso você pode utilizar alguns óleos essenciais:

  • Lavanda / Lavandin: possui propriedades curativas e terapêuticas. Induz ao relaxamento, alivia a tensão, estresse e fadiga. Também possui ação sedativa, o que ajuda nos tratamentos de dores de cabeça relacionadas a tensão, agitação ou estados emocionais. Além de ajudar na inquietação e melhorar o sono.
    Como usar: utilize o OE de Lavanda/Lavandin em difusores pessoais ou de ambiente. Você também pode pingar 2 gotas no travesseiro antes de dormir, para ter noites mais tranquilas. Também pode ser utilizado 5 gotas em escaldas de pés ou banhos de banheira.
  • Hortelã-Pimenta: ajuda no combate da depressão, estresse e fadiga mental. Também inibi contrações musculares quando aplicados na região frontal da cabeça.
    Como usar: pode ser utilizado nos difusores. Para melhorar os sintomas das dores de cabeça e ativar a circulação sanguínea, dilua o OE (2 ou 3 gotas) em um óleo carregador de sua preferência, aplique na testa, têmporas, nuca e ombros.
  • Alecrim: é considerado um óleo estimulante com propriedades anti-inflamatória e analgésica. Ajuda a reduzir o gatilho de estresse emocional que pode causar dores de cabeça. Também atua na má circulação sanguínea.
    Como usar: dilua o OE (2 ou 3 gotas) em um óleo carregador de sua preferência, aplique na testa, têmporas, nuca e ombros. Utilize também nos aromatizadores.

Faça o teste! Utilize os óleos essenciais e sinta os benefícios da aromaterapia para alivio das dores que incomodam tanto.

Atenção: os óleos essenciais ajudam nos sintomas das dores, mas, lembre-se, as dores de cabeça frequentes podem ser consideradas crônicas, não se auto medique. Procure um especialista para tratar a causa da dor.

Deixe um comentário