TPM e Aromaterapia
20 fev

A TPM

TPM!! Três letrinhas que tornam a vida de pelo menos 75% das mulheres muito complicada.
A Tensão Pré Menstrual ocorre geralmente 10 dias antes do primeiro dia do ciclo menstrual, e pode ir embora do primeiro ao terceiro dia do ciclo. As mulheres entre 20 e 40 anos são as que mais sofrem com algum tipo de sintoma e eles ocorrem devido as alterações hormonais de progesterona e estrogênico, que costumam diminuir próximo ao período.

A TPM pode ser dividida em 4 tipos sendo que cada tipo envolve alguns sintomas diferentes. Uma mulher pode ter um ou mais tipos de TPM durante seu período, confira a seguir:

Tipo A: A TPM do tipo A está ligada a ansiedade. A mulher possui sintomas como irritabilidade, agressividade, tensões além de ter dificuldades para dormir. Esse é o tipo mais comum nas mulheres;

Tipo C: A TPM do tipo C está ligada a compulsão alimentar. A mulher fica com mais desejos de comer, principalmente alimentos doces e gordurosos. Os sintomas presentes nesse tipo são vontade de comer e dor de cabeça.

Tipo D: A TPM do tipo D se relaciona com sintomas depressivos. Os principais sintomas são: raiva sem razão, lapsos de memória, sentimentos violentos, pouca concentração, depressão e sentimentos perturbadores.

Tipo H: A TPM do tipo H refere-se a parte hídrica do organismo. Como sintomas pode-se destacar a retenção se liquido, sensibilidade e inchaço das mamas, inchaço abdominal e ganho de peso.

Para aliviar os sintomas da Tensão Pré Menstrual recomenda-se atividade físicas frequentes, alimentação saudável e rica em ômega 3, não fumar e limitar a cafeína e álcool.

TPM e a Aromaterapia

Além das dicas para amenizar a TPM citadas acima que já são conhecidas, também existem alguns tratamentos fitoterápicos, ou o uso da Aromaterapia. Os óleos essenciais podem ser utilizados de acordo com o tipo de TPM:

  • Para a TPM do tipo A recomenda-se o uso dos óleos de Camomila, Ylang-Ylang, Rosa e Gerânio. Esses óleos ajudam a diminuir a irritabilidade, reduz a tensão e também são relaxantes.
  • Para a TPM tipo C recomenda-se os óleos essenciais Alecrim, Hortelã-Pimenta, Bergamota, Lavanda e Salvia-Esclaréia. Esses óleos ajudam a combater dores de cabeça e ajudam a reduzir o desejo de comer compulsivamente.
  • Para a TPM tipo D podem ser utilizados os óleos essenciais de Laranja, Bergamota, Flor de Laranja, Alecrim, Tea-Tree e Camolima. Esses óleos são indicados para combater a insônia e estado emocional.
  • Para a TPM do tipo H o ideal é a utilização dos óleos Limão, Mandarina, Lavanda, Germânio e Camomila. Esses óleos podem ajudam na retenção de líquidos.

Algumas outras dicas:

Para inchaço nos seios podem ser feitas compressas com os óleos essenciais ou tomar banhos quentes com eles.
Para retenção de líquido faça banhos relaxantes com os óleos.
Para dores de cabeça, podem ser aplicados os óleos junto com os cremes bases ou óleos vegetais.
Para controlar a parte sentimental, seja de depressão ou irritabilidade pode-se fazer inalação. Como Por exemplo utilizar difusores pessoais.

Se você é uma das mulheres que sofrem com um ao mais sintomas da TPM experimente utilizar a aromaterapia.

Utilize o campo de comentários abaixo e conte para nós sua experiência!! 😉