oleos essenciais insonia
16 ago

Com o aumento das atividades e das tensões que enfrentamos durante o dia, os casos de insônia estão aparecendo com mais frequência em nossas vidas.

A insônia é um distúrbio persistente que prejudica o adormecer ou de permanecer dormindo bem a noite toda. As pessoas que sofrem com isso tendem a piorar sua qualidade de vida, ganha um aumento de irritabilidade e diminui seu rendimento nas atividades diárias.

As causas da insônia podem ser estresse, ansiedade, depressão, excesso de nicotina, cafeína e álcool, comer muito tarde, doenças pulmonares, cardíacas, dores musculares, entre outros.

Os óleos essenciais, que são extraídos de diversas partes da planta (folhas, flores, raízes e cascas), possuem ações e aromas revigorantes. Alguns são antissépticos, outros são utilizados para tratar dores musculares e por fim temos vários que podem ser utilizados como calmantes, o que ajudam no tratamento da insônia.

Ao inalar esses aromas específicos, a pessoa começa a se sentir mais calma e relaxada o que ajudará adormecer e ter uma boa e tranquilizante noite de sono.

Então vamos lá! Conheça alguns óleos que você poderá usar:

Óleos Essenciais para Insônia

• Lavanda / Lavandin
Possui ação sedativa, com isso há um alívio de tensão na mente e no corpo. A Lavanda é estudada há anos e já foi comprovado que seu uso traz resultados surpreendentes no aumento do bom-humor.

• Camomila Romana
Possui propriedade calmante o que ajuda a relaxar a mente, elimina tensão, a raiva e o medo. Diminui as preocupações, dá uma sensação de paz e conforto.

• Vetiver
Diminui o estresse e a insônia, relaxa a mente. Também pode aliviar dores musculares e cansaço nas pernas, o que pode interferir no sono.

• Sálvia
Ajuda com o alivio do estresse e a tensão. Possui ação relaxante na mente e no corpo físico. Também possui ações sedativas o que ajuda na hora de dormir. Não é recomendado dirigi após o uso em grande quantidade.

• Bergamota
O Óleo essencial de Bergamota é conhecido por ser um antidepressivo. Atua diretamente no sistema nervoso controlando a ansiedade e o estresse. Ajuda na circulação sanguínea estimulando o sentimento de alegria e energia.

• Ylang-Ylang
Diminui o ritmo cardíaco e acalma a respiração. Ajuda a diminui a tensão, irritabilidade e ansiedade. Possui ação antidepressiva e ajuda a diminuir o sentimento de raiva, ciúmes e baixa estima. Tende a aumentar a confiança e melhora o humor.

• Laranja
É considerado um óleo revigorante. Combate a insônia e alivia os sintomas de ansiedade. Suas propriedades ajudam com os sentimentos de tristeza e depressão.

• Manjerona
Possui ação sedativa, o que ajuda com a insônia. Trata os sentimentos de solidão, auxilia na liberação de traumas psicológicos e incentiva a expressão de afeto e compaixão. Traz conforto e tranquiliza o corpo.

• Néroli
Pode ser usado nos casos de fobias, síndromes do pânico, agitação, irritabilidade e ansiedade. É um poderoso calmante. Desenvolve alegria e entusiasmo pela vida.

• Gerânio
Alivia os sintomas de ansiedade e o cansaço nervoso. Possui ação antidepressiva. Auxilia nos casos de medo, depressão, perda e luto.

Todos os óleos acima podem ser utilizados no difusor elétrico durante a noite de sono. Também pode pingar de uma a duas gotinhas na fronha do travesseiro, ou de cinco a oito gotinhas em um pano ou algodão e ser colocado em baixo do travesseiro.

Agora que você conheceu alguns óleos essenciais que podem ser utilizados para tratamento de insônia, veja algumas receitinhas para você poder fazer:

• Para uso na banheira:
Misture 10ml de OV de maracujá + 2 gotas de OE de Lavanda / Lavadin + 1 gota de OE de Gerânio + 1 gota de OE de Ylang-Ylang.

• Para uso no Banho:
Misture uma gota do OE de Ylang-Ylang em uma quantidade suficiente de sabonete líquido. Esfregue massageando o corpo.

• Óleo de massagem:
Misture 200ml de OV de sua preferência + 4 gotas de OE Lavanda / Lavandin + 4 gotas de OE de Camomila Romana. Massageio a nuca, ombros e braços.

• Escalda nos pés:
Misture 2 litros de água morna + 15 gotas do OE de Lavanda / Lavandin. Em caso insônias frequentes, troque o OE de Lavanda pelo OE de Manjerona. É importante realizar o tratamento antes de dormir. Aproveite e faça uma massagem relaxante nos pés após secá-los.

• Ambiente / Roupas de cama:
Misture 400ml de água destilada + 10 gotas de OE de Lavanda / Lavandin. Coloque em um frasco spray. Agite bem sempre que for utilizar. Borrife nos lençóis e no ambiente.

Além do tratamento com a Aromaterapia, você também pode acrescentar em suas noites alguns chás que podem ajudam a combater a insônia.

• Chá de melissa: promove uma noite de paz, pois tranquiliza o coração e aliva o excesso das preocupações.
• Chá de Camomila:relaxa a tensão dos nervos, alivia o estresse e ajuda em uma noite tranquila.
• Chá de Capim Limão: é um calmante da natureza. Proporciona uma boa noite de sono.

Enfim!! Espero ter ajudado vocês com essas dicas sensacionais.
Que todos tenham boas e tranquilas noites de sono!!!
Gratidão 🙂

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