oleos essenciais insonia
16 ago

Com o aumento das atividades e das tensões que enfrentamos durante o dia, os casos de insônia estão aparecendo com mais frequência em nossas vidas.

A insônia é um distúrbio persistente que prejudica o adormecer ou de permanecer dormindo bem a noite toda. As pessoas que sofrem com isso tendem a piorar sua qualidade de vida, ganha um aumento de irritabilidade e diminui seu rendimento nas atividades diárias.

As causas da insônia podem ser estresse, ansiedade, depressão, excesso de nicotina, cafeína e álcool, comer muito tarde, doenças pulmonares, cardíacas, dores musculares, entre outros.

Os óleos essenciais, que são extraídos de diversas partes da planta (folhas, flores, raízes e cascas), possuem ações e aromas revigorantes. Alguns são antissépticos, outros são utilizados para tratar dores musculares e por fim temos vários que podem ser utilizados como calmantes, o que ajudam no tratamento da insônia.

Ao inalar esses aromas específicos, a pessoa começa a se sentir mais calma e relaxada o que ajudará adormecer e ter uma boa e tranquilizante noite de sono.

Então vamos lá! Conheça alguns óleos que você poderá usar:

Óleos Essenciais para Insônia

• Lavanda / Lavandin
Possui ação sedativa, com isso há um alívio de tensão na mente e no corpo. A Lavanda é estudada há anos e já foi comprovado que seu uso traz resultados surpreendentes no aumento do bom-humor.

• Camomila Romana
Possui propriedade calmante o que ajuda a relaxar a mente, elimina tensão, a raiva e o medo. Diminui as preocupações, dá uma sensação de paz e conforto.

• Vetiver
Diminui o estresse e a insônia, relaxa a mente. Também pode aliviar dores musculares e cansaço nas pernas, o que pode interferir no sono.

• Sálvia
Ajuda com o alivio do estresse e a tensão. Possui ação relaxante na mente e no corpo físico. Também possui ações sedativas o que ajuda na hora de dormir. Não é recomendado dirigi após o uso em grande quantidade.

• Bergamota
O Óleo essencial de Bergamota é conhecido por ser um antidepressivo. Atua diretamente no sistema nervoso controlando a ansiedade e o estresse. Ajuda na circulação sanguínea estimulando o sentimento de alegria e energia.

• Ylang-Ylang
Diminui o ritmo cardíaco e acalma a respiração. Ajuda a diminui a tensão, irritabilidade e ansiedade. Possui ação antidepressiva e ajuda a diminuir o sentimento de raiva, ciúmes e baixa estima. Tende a aumentar a confiança e melhora o humor.

• Laranja
É considerado um óleo revigorante. Combate a insônia e alivia os sintomas de ansiedade. Suas propriedades ajudam com os sentimentos de tristeza e depressão.

• Manjerona
Possui ação sedativa, o que ajuda com a insônia. Trata os sentimentos de solidão, auxilia na liberação de traumas psicológicos e incentiva a expressão de afeto e compaixão. Traz conforto e tranquiliza o corpo.

• Néroli
Pode ser usado nos casos de fobias, síndromes do pânico, agitação, irritabilidade e ansiedade. É um poderoso calmante. Desenvolve alegria e entusiasmo pela vida.

• Gerânio
Alivia os sintomas de ansiedade e o cansaço nervoso. Possui ação antidepressiva. Auxilia nos casos de medo, depressão, perda e luto.

Todos os óleos acima podem ser utilizados no difusor elétrico durante a noite de sono. Também pode pingar de uma a duas gotinhas na fronha do travesseiro, ou de cinco a oito gotinhas em um pano ou algodão e ser colocado em baixo do travesseiro.

Óleos Essenciais em Oferta

Agora que você conheceu alguns óleos essenciais que podem ser utilizados para tratamento de insônia, veja algumas receitinhas para você poder fazer:

• Para uso na banheira:
Misture 10ml de OV de maracujá + 2 gotas de OE de Lavanda / Lavadin + 1 gota de OE de Gerânio + 1 gota de OE de Ylang-Ylang.

• Para uso no Banho:
Misture uma gota do OE de Ylang-Ylang em uma quantidade suficiente de sabonete líquido. Esfregue massageando o corpo.

• Óleo de massagem:
Misture 200ml de OV de sua preferência + 4 gotas de OE Lavanda / Lavandin + 4 gotas de OE de Camomila Romana. Massageio a nuca, ombros e braços.

• Escalda nos pés:
Misture 2 litros de água morna + 15 gotas do OE de Lavanda / Lavandin. Em caso insônias frequentes, troque o OE de Lavanda pelo OE de Manjerona. É importante realizar o tratamento antes de dormir. Aproveite e faça uma massagem relaxante nos pés após secá-los.

• Ambiente / Roupas de cama:
Misture 400ml de água destilada + 10 gotas de OE de Lavanda / Lavandin. Coloque em um frasco spray. Agite bem sempre que for utilizar. Borrife nos lençóis e no ambiente.

Além do tratamento com a Aromaterapia, você também pode acrescentar em suas noites alguns chás que podem ajudam a combater a insônia.

• Chá de melissa: promove uma noite de paz, pois tranquiliza o coração e aliva o excesso das preocupações.
• Chá de Camomila:relaxa a tensão dos nervos, alivia o estresse e ajuda em uma noite tranquila.
• Chá de Capim Limão: é um calmante da natureza. Proporciona uma boa noite de sono.

Enfim!! Espero ter ajudado vocês com essas dicas sensacionais.
Que todos tenham boas e tranquilas noites de sono!!!
Gratidão 🙂

Fique por dentro de mais dicas seguindo a gente no facebook! Acesse: facebook.com/EnlevoCosmeticos

Deixe um comentário