Aromaterapia bebês
24 jul

A Aromaterapia além de ser uma boa opção para os adultos também pode ser utilizada em bebês e crianças trazendo muitos benefícios para a saúde e o bem-estar.

Por ser um tratamento natural aplicado no ramo fitoterápico podem ser utilizados em indivíduos de qualquer idade, sua finalidade é a “cura” para um problema físico ou mental.

A utilização dos óleos essenciais ajuda a harmonizar e equilibrar nosso corpo, uma vez que possuem propriedades farmacológicas como antibióticos, anti-inflamatórios, antissépticos e calmantes.

oleo essencial

Os aromas são de extrema importância para os bebês, pois eles conectam suas emoções. Além de ser um forte aliado na formação dos vínculos com as pessoas que o cercam, principalmente os pais. O próprio cheiro dos pais ou da pessoa em que passa o maior tempo com o bebê se tornam calmantes naturais. É por isso que quando o bebê está agitado ou chorando ele se acalma no colo dessas pessoas.

Alguns óleos essenciais também podem ajudar em tratamentos físicos ou psicológicos, confira aqui quais óleos utilizar para cada fim:

  • OE Lavanda / Lavandin: são ótimos aliados para os pais pois possuem ações de acalmar e relaxar os bebês.
  • OE Lemongrass: ajuda a trazer tranquilidade e deixar um ambiente mais acolhedor.
  • Tea Tree: possui ação antiviral, bactericida, antibiótico e fungicida. Podem ser utilizados para combater a tosse e resfriados.
  • Laranja Doce: ajuda a combater as cólicas e prisão do ventre. Ajudam a estabilizar o sistema digestivo e alivia os incômodos do bebê.
  • Camomila Romana: possui ação antialérgico, calmante, reconfortante, analgésico, antialérgico e antiespasmódico. Seu uso é útil na época em que os dentes do bebê estão nascendo.
  • Ylang-Ylang: ajuda a diminuir o ritmo da respiração, o que é bom para crises de pânico. Também são benéficos para crises de asma.
Também podemos utilizar os OE em algumas receitinhas para combater alguns sintomas:
  • Assaduras: misture 30ml do óleo vegetal de Rosa Mosqueta + 5 gotas do OE de Lavanda/Lavandin. Aplique todos os dias nos locais afetados.
  • Cólicas: misture 2 colheres de sopa de óleo vegetal de amêndoas + 1 gota de OE de Lavanda + 1 gota do OE de gerânio. Aplique na região do abdômen e nas costas do bebê.
  • Choro contínuo: misturar 60ml de óleo vegetal de amêndoa doce + 5 gotas de gerânio + 5 gotas de Lavanda + 5 gotas de Ylang Ylang. Massageie o corpo do bebê. Outra opção é colocar 5 gotas de um dos OE citados no difusor elétrico.
  • Febre: misturar 60 ml de óleo vegetal de amêndoa doce + 30 gotas de OE de Lavanda. Aplique no pescoço, costas e pés dos bebês.
  • Brotoejas: misture 30 gotas do OE de Lavanda + 100ml de água. Aplique nos locais afetados e espere secar.
  • Sono: coloque 5 gotas de OE de Lavanda/Lavandin na água morna da banheira do bebê. Outra opção é colocar 4 gotas no difusor elétrico no ambiente do sono.
  • Congestão Nasal: misture 60ml de óleo vegetal de semente de uva + 20 gotas de OE de eucalipto + 10 gotas de OE de gengibre. Massageie as costas e o peito do bebê.
  • Digestão lenta: misture 60ml de óleo vegetal de semente de uva + 20 gotas de OE de laranja Doce. Massageie os pés e a região do abdômen.

Os bebês são sensíveis, então tente ao máximo utilizar tratamentos naturais, pois não agridem tanto a pele e sistemas deles.

Clique aqui para acessar nossas ofertas de Óleos Essenciais
Ylang Ylang – Tea Tree – Lemongrass – Lavandin – Hortelã – Bergamota

Espero que essas dicas ajudem vocês.
Se você é mamãe, conte para nós como faz o uso dos OE no dia-a-dia do seu neném 🙂

Comentários(01)

  1. Pingback: Gestação e a Aromaterapia - Enlevo Cosméticos

Deixe um comentário