cabelo seco e desidratado
29 ago

Veja algumas dicas para deixar seu cabelo mais hidratado, utilizando óleos e cosméticos naturais.

Os cabelos secos são os que mais sofrem com fios desidratados, isso porque, quem tem esse tipo de cabelo tem uma produção menor do sebo natural que dá a oleosidade para os fios e ajuda a hidratar. O cabelo desidratado tende a ser menos brilhoso e macio, além de ter as chamadas pontas duplas.

Existem vários motivos para que seus fios fiquem ressecados como, por exemplo, exposição alta ao sol, poluição, cloro, água do mar, estresse, excesso de secador e chapinha e as químicas que são aplicadas.
Existem ainda sinais de cabelos sem vida causados por algumas doenças como deficiências nutricionais, hipotireoidismo e anorexia nervosa. Nesse caso, o ideal é procurar um profissional da área para tratamento.

Sabendo disso, confira nossas principais dicas para cabelo seco:

Dicas para cuidar do seu cabelo:

  • Temperatura da água
    Quando mais quente for a temperatura da água, pior é. Isso porque a água quente tende a abrir as cutículas dos fios, o que os deixa mais suscitáveis ao ressecamento e a aparição das pontas duplas.
  • Shampoo
    Escolha shampoos que contenham um PH mais ácido. Pois o uso do shampoo alcalino pode desidratar mais os fios e causar maiores danos. Como opção você pode procurar shampoos que contenham Lavanda e Argan em suas composições.
  • Condicionador / Cremes Hidratantes
    O condicionador tem a função de fechar as cutículas dos fios. Mas, muitas vezes não são suficientes, é necessário utilizar as máscaras de hidratação. Faça pelo menos uma vez por semana. Assim os fios ficarão mais hidratados, macios e com mais brilho.

Alguns óleos vegetais também podem ser utilizados para hidratar os fios, aplique no cabelo após a lavagem com shampoo e deixe agir 10 minutos:

  • Óleo de Rícino: possui vitamina E, ômega 6 e ômega 9 em sua composição. Contém propriedades hidratantes que ajudam na restauração dos fios, crescimento, ajuda a combater a caspa, além de ajudar na limpeza do couro cabeludo.
  • Óleo de Argan: é rico em vitamina A, D e E. É um poderoso hidratante antioxidante natural. Revitaliza o couro cabeludo, retarda o envelhecimento precoce dos fios e fecha as cutículas do cabelo, dando mais brilho e eliminando o frizz.

Outra opção para tratar os fios é utilizar óleos essenciais. Você pode utilizar um shampoo neutro (que pode ser encontrado em farmácias de manipulação), para 100ml de shampoo, coloque 20 gotas do OE desejado.
Veja alguns benefícios:

  • OE de Hortelã: possui propriedades antissépticas e antimicrobianas, o que ajuda na limpeza profunda do couro cabeludo e elimina a caspa. Fortalece os fios ajudando no crescimento do cabelo.
  • OE de Alecrim: é eficaz no tratamento de caspa, irritação do couro cabeludo e coceiras. Possui propriedades antioxidante, o que ajuda a eliminar os radicais livres e combater o envelhecimento dos fios. Também é um ótimo fortalecedor dos fios e ajuda no crescimento.
  • OE de TeaTree: estimula o relaxamento do couro cabeludo e cria uma camada seladora no cabelo, o que impede a evaporação da água dos fios, fator responsável pelo ressecamento.

Você também pode usar os OE em máscaras de tratamento. Utilize a máscara adequada para seu cabelo e na quantidade que irá utilizar, acrescente 5 gotas do OE preferido. Aplique nos fios e deixe agir por 10 minutos.

Para quem gosta das argilas. A Argila Rosa é indicada para realizar a argiloterapia capilar em cabelos secos. Passe a máscara nos fios e deixe agir por 20 minutos. Para ter um resultado ainda melhor, adicione na máscara 3 gotas do OE que você quiser.

Se você gosta de receitinhas, seguem mais algumas:
Para cabelos ressecados: misture 5ml de OV de Castanha do Pará + 3 gotas de OE de YlangYlang + 1 gota de OE de Alecrim. Deixe agir por 30 minutos e enxágue.
Para controle de queda: misture 5ml de OV de abacate + 4 gotas de OE de Alecrim. Deixe agir por 30 minutos e enxágue.
Para reparar as pontas: misture 2,5ml de OV de abacate + 1 gota de OE de YlangYlang + 1 gota de OE de Palmarosa. Deixe agir por 30 minutos e enxágue.

Comece hoje mesmo a hidratar seus fios!! Aposte nas nossas dicas 😉

Aproveite e conheça nossa loja, veja as categorias mais indicadas para você:

-ÓLEOS ESSENCIAIS
-SHAMPOO
-CONDICIONADOR
-MÁSCARA DE TRATAMENTO

Deixe um comentário