tratamento espinhas
04 ago

Como tratar a pele acneica com produtos naturais

Hoje nós vamos conversar um pouquinho sobre a pele acneica. Você possui a pele muito oleosa? Então vem com a gente e veja algumas dicas de como tratar sua pele adequadamente.

A pele oleosa possui característica mais brilhante, espessa e úmida além de ter os poros mais dilatados pois existe um aumento de secreção sebácea que é a gordura que protege nossa pele. Por ter esse excesso de gordura protetora, quem possui a pele oleosa tende a ter um envelhecimento mais demorado, pois é considerada uma pele mais hidratada mas quando essa produção é muito alta, começam a surgir os cravos e as espinhas.

A área mais afeta do nosso rosto é a “Região T”, que são testa, nariz e queixo e o público feminino é o mais afetado, devido ao uso das maquiagens.

A oleosidade pode vir de vários fatores, pode ser genético, alterações hormonais, pode ser indicação de ovário policístico, mau funcionamento do fígado, excesso de sol, variações climáticas, estresse ou uma alimentação inadequada.

Para cuidar da sua pele, siga nossos passos:

  • Limpeza
    A limpeza é fundamental para quem tem a pele oleosa e é recomendado lavar o rosto de 2 a 3 vezes durante o dia. Lave de preferência com água fria para evitar maior dilatação dos poros. Opte usar produtos que sejam adstringentes como, por exemplo, o sabonete de argila verde. Você também pode escolher produtos que contenha Andiroba ou Copaíba.
  • Esfoliação
    A esfoliação é primordial para quem possui a pele acneica, pois ela elimina as células mortas, excesso de sebo e sujeira da pele e também ajuda a no tratamento da acne. É indicado realizar uma vez na semana. Opte por esfoliantes de cristais de quartzo, pois são mais naturais e não possuem as famosas micropartículas de plásticos que degredam o meio ambiente.
  • Tonificação
    A tonificação é um complemento importantíssimo para a limpeza da pele, pois ajuda a tirar todos os resíduos e sujeiras da pele. Procure por tônicos adstringentes e desengordurantes como, por exemplo, de Açaí e Tea Tree.
  • Hidratação
    Após a limpeza, chegou a hora de hidratar a pele. É importante utilizar hidratantes, loções ou óleos ideais para seu tipo de pele, uma vez que dependendo do hidratante a pele pode ficar pesada. Opte por produtos com Lavanda, Cupuaçu e Tea Tree.
  • Proteção Solar
    A proteção solar deve ser realizada por pessoas com qualquer tipo de pele. Mas tomar muito sol pode causar manchas das acnes na pele. Por isso, antes de sair de casa não esqueça de passar protetor solar. Além disso, ele também ajuda a combater o envelhecimento precoce da pele.
  • Máscara de Argila
    As máscaras de argilas são ótimas para ajudarem na remoção da oleosidade e das manchas da acne. Utilize a máscara de argila verde para combater a oleosidade e a máscara de argila branca para remoção das manchinhas indesejadas.

Além disso tudo, alguns óleos essenciais também podem ser utilizados para combater a oleosidade da pele.

Você pode utilizar:

– OE de Tea Tree: é um ótimo antibiótico natural e possui propriedades antissépticas. É famoso por sua capacidade de combater a acne e combater a oleosidade da pele.
– OE de Lavanda: pode ser utilizado para cicatrização da acne. Aplique na área afetada duas vezes ao dia.

 

Se você é do tipo de pessoa que gosta de receitas mais caseiras, seguem algumas dicas:

Tônico Caseiro de Pepino
Você vai precisar de 200ml de água + 4 rodelas de pepino de aproximadamente 1cm cada. Bata tudo no liquidificador.
Lave o rosto com seu sabonete favorito e depois de secar, aplique o tônico.

Máscara Facial de Mel e Canela
Misture uma colher de sopa de mel + uma colher de chá de bicarbonato + água (suficiente para criar uma pasta) + uma pitada de canela. Aplique no rosto e deixe agir de 10 a 15 minutos. Em seguida lave o rosto.

Esfoliante de Café
Misture 1 colher de café em pó + 1 colher de sopa de azeite de oliva. Massageie o rosto de 3 a 5 minutos.

Hidratante de Iogurte
Misture 3 colheres de sopa de iogurte + meia cenoura ralada. Deixe atuar na pele por 20 mim e depois lave.

 

Agora que você já sabe como tratar sua pele. Invista nas dicas e diga adeus a pele oleosa e as acnes.

Mas também não se esqueçam que a alimentação e o descanso são fundamentais para diminuir a oleosidade da pele. Se você possui tendência mais forte de acne, procure um especialista, pois você precisa entender a real causa.

🙂

Comentários(01)

  1. Amei as dicas !!
    Já usei mascara de argila e super funciona !!

Deixe um comentário