Hidratação da Pele
11 nov

Muitas pessoas acreditam que a hidratação da pele é apenas uma questão estética, porém a hidratação vai muito mais além.

A pele desidratada perde a função de proteção e deixa mais fácil a entrada de micro-organismos em nosso corpo, o que pode causar infecções, pele irritada, opaca, sem elasticidade e com tendência de escamação.

O ressecamento da pele por ser causado pelos seguintes fatores:

  • Tomar banho muito quente e usar em excesso bucha e sabonete pode eliminar a gordura que protege a pele;
  • Variações climáticas como muito frio ou excesso de sol podem ajudar a evaporar a água através da pele, o que reduz grau da hidratação do corpo;
  • Doenças de pele como dermatites, psoríase e ictiose alteram a hidratação normal da pele.

O que fazer para hidratar a pele?

Para manter uma pele saudável deve-se evitar os banhos muito quentes e o excesso do uso de buchas ou sabonetes. Proteger a pele contra o sol, para isso podem ser usados os protetores solares indicados para cada tipo de pele. Além de beber bastante líquido durante o dia.

A utilização de hidratantes também ajudam a combater o ressecamento da pele tornando-a mais saudável e hidratada. É recomendado o uso desses produtos 2 vezes ao dia e de preferência após os banhos.

A dermatologista Marcia Purceli em entrevista ao programa Bem-Estar, também recomenda para hidratar a pele, além de não ser a principal função dos produto, maquiagens cremosas, filtros solares, cera de depilação e até loção pós barba para os homens.

Também em entrevista ao programa de televisão Bem-Estar, a cosmetóloga Sonia Corazza, diz que é importante prestar atenção nos rótulos dos produtos na hora das compras. Os produtos que hidratam a pele contém em sua fórmula componentes como óleos vegetais e manteigas vegetais.

Além da pele, existem outras parte do nosso corpo que precisam de hidratação, como unhas e lábios. Para hidratar as unhas podem ser usados removedores de esmalte com óleos, ceras e até mesmo hidratantes comuns. Já para a hidratação dos lábios, é recomendado o uso de batons e protetores labiais no caso dos homens.

Qual a diferença entre hidratantes tradicionais e hidratantes orgânicos?

A maioria dos hidratantes tradicionais possuem em sua fórmula óleos minerais, que são derivados do petróleo e possuem propriedades emolientes. Os óleos minerais fazem mal para a saúde da pele e para nosso organismo, pois tapam nossos poros o que impede a transpiração da pele. Poros tampados influenciam no aumento de acnes e envelhecimento precoce da pele. Esses hidratantes apenas lubrificam a derme superficialmente e causam falsa sensação de hidratação.

Os hidratantes orgânicos e naturais já utilizam em sua composição óleos vegetais e óleos essenciais que aumentam a proteção e reforçam a estrutura da pele, deixando-a mais hidratada.

Benefícios dos hidratantes orgânicos e naturais:

  • São mais saudáveis;
  • Possuem menos chances de irritação da pele;
  • Possuem propriedades regenerativas, cicatrizantes, bactericidas e rejuvenescedoras;
  • São ótimos para serem usados como pós sol;
  • Não obstruem os poros e melhoram peles com acnes;
  • Rendem muito com pouca quantidade;
  • Possuem ótima absorção;
  • Deixam a pele mais macias e sedosas.

Em sua maioria, os hidratantes orgânicos e naturais, são livres de derivados de petróleo, parabenos, corantes artificiais e fragrância sintética. Além de não serem testados em animais.

Por tanto, lembrem-se! Hidratar a pele não é apenas questão de estética e sim importante para a saúde de sua pele e do seu corpo. Hidrate sua pele diariamente e opte por utilizar produtos que não contenham em sua composição, componentes que sejam prejudiciais. Escolha produtos naturais e orgânicos.

 

Deixe um comentário